Computador de Bordo
- rafamts
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Re: Computador de Bordo
O monza até 1993 possui o chicote do computador? Estou pensando em comprar um chicote e vi de um monza 91.Acho que não serve né?
- Carlos A. Freire
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Re: Computador de Bordo
O CB precisa de uma espécie de rabicho que vai no conector do relógio e tem um outro conector com demais dados. em geral, nos modelos SL/E e GLS (até 95) fica escondido. Quanto aos modelos SL e GL não tenho informações se tem ou não o chicote pronto.rafamts escreveu:O monza até 1993 possui o chicote do computador? Estou pensando em comprar um chicote e vi de um monza 91.Acho que não serve né?
Tem que verificar se tem a parte que fica escondida no painel e do sensor de temperatura externa perto do para choques dianteiro.
Vale lembrar que em 1991 tinha Monza carburado, EFI e MPF, não tenho informações se os chicotes lá na frente são iguais, pois no modelo carburado tem o medidor de vazão.
Abs,
Carlos Freire
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- rafamts
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Re: Computador de Bordo
Isso mesmo Carlos. Em 91 tinha monza com diferentes sistemas de alimentação. No meu eu sei que não tem o chicote. O rabicho já estou negociando, agora o chicote vou ter que ter certeza antes de comprar. Qualquer coisa faço algumas emendas na fiação mesmo. Estou ansioso para instalar meu computador rs rsCarlos A. Freire escreveu:O CB precisa de uma espécie de rabicho que vai no conector do relógio e tem um outro conector com demais dados. em geral, nos modelos SL/E e GLS (até 95) fica escondido. Quanto aos modelos SL e GL não tenho informações se tem ou não o chicote pronto.rafamts escreveu:O monza até 1993 possui o chicote do computador? Estou pensando em comprar um chicote e vi de um monza 91.Acho que não serve né?
Tem que verificar se tem a parte que fica escondida no painel e do sensor de temperatura externa perto do para choques dianteiro.
Vale lembrar que em 1991 tinha Monza carburado, EFI e MPF, não tenho informações se os chicotes lá na frente são iguais, pois no modelo carburado tem o medidor de vazão.
Abs,
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Re: Computador de Bordo
Fiz uma ligação direta no meu computador de bordo para testar se estava funcionando. Tenho o esquema elétrico em mãos. Notei que ao acionar a a tecla do meio as funções iam sendo modificadas ( até aí correto ), entretanto, ao acionar a tecla do relógio, não ocorreu nenhuma alteração no visor, ou seja, não passou para a função horas :smt017 Alguma dica??
- Robson Lott
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Re: Computador de Bordo
Sim, Rafa... tem mto tópico discutindo isso aqui no forum: oxidação dos contatos do botão e/ou trilhas do acionamento.
Resumidamente, ao abrir o CB, tente com um pedacitico de papel aluminio, cobrir o circulozinho interno do botão, e monte novamente. Deverá funcionar! Se não funcionar, infelizmente é algo além.
Mas de cara, como é simples esse teste, vale a pena ler sobre ele e fazê-lO!
Abraços,
Robson
Resumidamente, ao abrir o CB, tente com um pedacitico de papel aluminio, cobrir o circulozinho interno do botão, e monte novamente. Deverá funcionar! Se não funcionar, infelizmente é algo além.
Mas de cara, como é simples esse teste, vale a pena ler sobre ele e fazê-lO!
Abraços,
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Re: Computador de Bordo
Valeu pela dica Robson!Robson Lott escreveu:Sim, Rafa... tem mto tópico discutindo isso aqui no forum: oxidação dos contatos do botão e/ou trilhas do acionamento.
Resumidamente, ao abrir o CB, tente com um pedacitico de papel aluminio, cobrir o circulozinho interno do botão, e monte novamente. Deverá funcionar! Se não funcionar, infelizmente é algo além.
Mas de cara, como é simples esse teste, vale a pena ler sobre ele e fazê-lO!
Abraços,
Robson
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Re: Computador de Bordo
Bem pessoal, hoje consegui um tempinho para dar uma olhada no CB do meu Classic MPFI 91/92. Depois de aberto percebi muita oxidação nas trilhas, fiz a limpeza com álcool isopropílico e depois dei aquela caprichada com borracha para limpar os contatos, Montei novamente, instalei um LED laranja para substituir a incandescente. A iluminação ficou perfeita, mas o o painel não quer funcionar. É assim: Quando liga a ignição ele faz a leitura total, mas depois, não consegue fazer funcionar os botões, e fica piscando um dos pontos do relógio, entre hora e minutos. Também marca km/l e fica variando. As trilhas estão perfeitas e limpas, porém os botões que devem ser de grafite acho que não conectam. Alguém em alguma dica?
Abraços,
Gilmar :smt021
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- Robson Lott
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Re: Computador de Bordo
Gilmar, meu camarada! Tudo bem?
Como comentei anteriormente, resumidamente, ao abrir o CB, tente com um pedacitico de papel aluminio, cobrir o circulozinho interno do botão, e monte novamente. Deverá funcionar! Se não funcionar, infelizmente é algo além.
Sobre as inscrições do LCD, não saberia te ajudar. Mas sei q há coisas a se verificar entre o LCD em si, desamassando as latinhas q ficam emvolta dele com muito cuidado... talvez as trilhas dele (se for como o TID dos Corsas) devem tá oxidadas, ou se for de flat cable, algum fio quebrado.
No meu, quando se desliga a bateria, acontece exato o mesmo: preenchem todos os caracteres. O seu chegou a aparecer todos???
Em seguida, entra em modo de autonomia porém com o símbolo KM piscando, e o valor se não me engano, também pisca. Se vc apertar o triângulo 2x, ele sai da autonomi e passa a funcionar tudo normalmente, dai é só ajustar o relógio e pronto!
Abraços,
Robson Lott
Como comentei anteriormente, resumidamente, ao abrir o CB, tente com um pedacitico de papel aluminio, cobrir o circulozinho interno do botão, e monte novamente. Deverá funcionar! Se não funcionar, infelizmente é algo além.
Sobre as inscrições do LCD, não saberia te ajudar. Mas sei q há coisas a se verificar entre o LCD em si, desamassando as latinhas q ficam emvolta dele com muito cuidado... talvez as trilhas dele (se for como o TID dos Corsas) devem tá oxidadas, ou se for de flat cable, algum fio quebrado.
No meu, quando se desliga a bateria, acontece exato o mesmo: preenchem todos os caracteres. O seu chegou a aparecer todos???
Em seguida, entra em modo de autonomia porém com o símbolo KM piscando, e o valor se não me engano, também pisca. Se vc apertar o triângulo 2x, ele sai da autonomi e passa a funcionar tudo normalmente, dai é só ajustar o relógio e pronto!
Abraços,
Robson Lott
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