Computador de Bordo

Assuntos específicos relacionados à rodas, spoilers, pára-choques, etc.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por rafamts »

O monza até 1993 possui o chicote do computador? Estou pensando em comprar um chicote e vi de um monza 91.Acho que não serve né?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rafamts escreveu:O monza até 1993 possui o chicote do computador? Estou pensando em comprar um chicote e vi de um monza 91.Acho que não serve né?
O CB precisa de uma espécie de rabicho que vai no conector do relógio e tem um outro conector com demais dados. em geral, nos modelos SL/E e GLS (até 95) fica escondido. Quanto aos modelos SL e GL não tenho informações se tem ou não o chicote pronto.
Tem que verificar se tem a parte que fica escondida no painel e do sensor de temperatura externa perto do para choques dianteiro.

Vale lembrar que em 1991 tinha Monza carburado, EFI e MPF, não tenho informações se os chicotes lá na frente são iguais, pois no modelo carburado tem o medidor de vazão.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos A. Freire escreveu:
rafamts escreveu:O monza até 1993 possui o chicote do computador? Estou pensando em comprar um chicote e vi de um monza 91.Acho que não serve né?
O CB precisa de uma espécie de rabicho que vai no conector do relógio e tem um outro conector com demais dados. em geral, nos modelos SL/E e GLS (até 95) fica escondido. Quanto aos modelos SL e GL não tenho informações se tem ou não o chicote pronto.
Tem que verificar se tem a parte que fica escondida no painel e do sensor de temperatura externa perto do para choques dianteiro.

Vale lembrar que em 1991 tinha Monza carburado, EFI e MPF, não tenho informações se os chicotes lá na frente são iguais, pois no modelo carburado tem o medidor de vazão.

Abs,

Carlos Freire
Isso mesmo Carlos. Em 91 tinha monza com diferentes sistemas de alimentação. No meu eu sei que não tem o chicote. O rabicho já estou negociando, agora o chicote vou ter que ter certeza antes de comprar. Qualquer coisa faço algumas emendas na fiação mesmo. Estou ansioso para instalar meu computador rs rs
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por rafamts »

Fiz uma ligação direta no meu computador de bordo para testar se estava funcionando. Tenho o esquema elétrico em mãos. Notei que ao acionar a a tecla do meio as funções iam sendo modificadas ( até aí correto ), entretanto, ao acionar a tecla do relógio, não ocorreu nenhuma alteração no visor, ou seja, não passou para a função horas :smt017 Alguma dica??
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por Robson Lott »

Sim, Rafa... tem mto tópico discutindo isso aqui no forum: oxidação dos contatos do botão e/ou trilhas do acionamento.

Resumidamente, ao abrir o CB, tente com um pedacitico de papel aluminio, cobrir o circulozinho interno do botão, e monte novamente. Deverá funcionar! Se não funcionar, infelizmente é algo além.

Mas de cara, como é simples esse teste, vale a pena ler sobre ele e fazê-lO! ;)

Abraços,
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por rafamts »

Robson Lott escreveu:Sim, Rafa... tem mto tópico discutindo isso aqui no forum: oxidação dos contatos do botão e/ou trilhas do acionamento.

Resumidamente, ao abrir o CB, tente com um pedacitico de papel aluminio, cobrir o circulozinho interno do botão, e monte novamente. Deverá funcionar! Se não funcionar, infelizmente é algo além.

Mas de cara, como é simples esse teste, vale a pena ler sobre ele e fazê-lO! ;)

Abraços,
Robson
Valeu pela dica Robson!
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal, hoje consegui um tempinho para dar uma olhada no CB do meu Classic MPFI 91/92. Depois de aberto percebi muita oxidação nas trilhas, fiz a limpeza com álcool isopropílico e depois dei aquela caprichada com borracha para limpar os contatos, Montei novamente, instalei um LED laranja para substituir a incandescente. A iluminação ficou perfeita, mas o o painel não quer funcionar. É assim: Quando liga a ignição ele faz a leitura total, mas depois, não consegue fazer funcionar os botões, e fica piscando um dos pontos do relógio, entre hora e minutos. Também marca km/l e fica variando. As trilhas estão perfeitas e limpas, porém os botões que devem ser de grafite acho que não conectam. Alguém em alguma dica?

Abraços,

Gilmar :smt021
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por Robson Lott »

Gilmar, meu camarada! Tudo bem?

Como comentei anteriormente, resumidamente, ao abrir o CB, tente com um pedacitico de papel aluminio, cobrir o circulozinho interno do botão, e monte novamente. Deverá funcionar! Se não funcionar, infelizmente é algo além.

Sobre as inscrições do LCD, não saberia te ajudar. Mas sei q há coisas a se verificar entre o LCD em si, desamassando as latinhas q ficam emvolta dele com muito cuidado... talvez as trilhas dele (se for como o TID dos Corsas) devem tá oxidadas, ou se for de flat cable, algum fio quebrado.

No meu, quando se desliga a bateria, acontece exato o mesmo: preenchem todos os caracteres. O seu chegou a aparecer todos???
Em seguida, entra em modo de autonomia porém com o símbolo KM piscando, e o valor se não me engano, também pisca. Se vc apertar o triângulo 2x, ele sai da autonomi e passa a funcionar tudo normalmente, dai é só ajustar o relógio e pronto!

Abraços,
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Responder