Computador de Bordo

Assuntos específicos relacionados à rodas, spoilers, pára-choques, etc.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

clecasg escreveu:alguém sabe me falar se tem como eu instalar um CB no meu tubarão 91 1.8 carburado?
Até tem... mas vai precisar de um CB para Monza carburado, sensor de vazão, sensor de velocidade (8 pulsos), sensor de temperatura externa e chicote.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
willian duarte
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 738
Registrado em: 21 Mar 2009, 20:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por willian duarte »

dae galera firmeza?mandei refazer as trilhas dos botoes pois os mesmos ñ funcionam,mas ñ adiantou,sera q pode ser,o q mais tem q possa impedi-los de funcionar??
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
alissonlino
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Ago 2010, 20:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por alissonlino »

Carlos A. Freire escreveu:
clecasg escreveu:alguém sabe me falar se tem como eu instalar um CB no meu tubarão 91 1.8 carburado?
Até tem... mas vai precisar de um CB para Monza carburado, sensor de vazão, sensor de velocidade (8 pulsos), sensor de temperatura externa e chicote.

Abs,

Carlos Freire
Olá Carlos, boa noite.

Gostaria que me ajudasse com relação a computador de bordo. meu negócio é o seguinte:
tenho um vectra e sempre acompanho o fórum vectra clube. ha algum tempo atras uma pessoa de lá montou um computador de bordo p/ vectra que na verdade com uma regulagem da pra usar em qq carro com injeção eletronica. ele possui varias funções, dentre elas o consumo instantaneo, geral e autonomia. até aí tudo bem, mas eu estou comprando um jeep willys desses antigos (1958) e obviamente não tem injeção eletronica. estou sempre conversando com essa pessoa que fez o computador de bordo, pois ele pede sugestoes e tal. aí conversei com ele sobre a questão de utiliza-lo em um carro carburado e ele achou q talvez daria pra fazer, mas seria complicado e tal, não sabia como fazer p/ pegar os dados. aí comentei com ele que um amigo me disse que já teve uma santana quantum carburada e que marcava consumo. pesquisei um pouco sobre isso, mas nao encontrei quase nada, mas ví que o monza possui computador de bordo nos carburados também. aí pesquisando bastante acabei vindo parar nesse tópico, confirmando o que tinha visto. e pra minha surpresa é recente, pois a sua resposta é de hj. :lol:
Então minha dúvida é a seguinte:
É muito difícil encontrar essas peças que você comentou?
"sensor de vazão, sensor de velocidade (8 pulsos), sensor de temperatura externa e chicote"
acho que seria só o sensor de vazão + o de velocidade + o chicote, pois o de temperatura acho que nao tem a ver com o que preciso.
Vc sabe mais ou menos o jeito que funciona esses sensores? pra eu poder adaptar nesse CB.
o de velocidade acho que encontrei, tem no Mercado Livre. seria esse mesmo?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... so-vss-_JM

já o de vazão nao encontrei. teria outro nome pra ele?

Peço desculpas pelo tamanho do texto e fico no aguardo de sua resposta. :oops:
E parabéns a todos pelo fórum. muito bom!!!!
Desde já agradeço sua atenção.

Abs.
Alisson!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

alissonlino,

no caso do Monza há CB específico para Monza carburado, outro para Monza EFI e outro para Monza MPFI. Eles funcionam se colocados com aplicação errada entre eles, porém, os valores de consumo e autonomia não serão reais.

Se seu Monza for carburado, a dificuldade será maior em encontrar o aparelho de CB para Monza carburado, o sensor de vazão e o chicote, embora esse último pode ser feito um novo. Agora, se colocar em um Jeep, não tenho informações se funcionará corretamente, devido as relações de câmbio serem muito diferentes, com relação ao motor acredito que deve funcionar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
alissonlino
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Ago 2010, 20:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por alissonlino »

Carlos A. Freire escreveu:alissonlino,

no caso do Monza há CB específico para Monza carburado, outro para Monza EFI e outro para Monza MPFI. Eles funcionam se colocados com aplicação errada entre eles, porém, os valores de consumo e autonomia não serão reais.

Se seu Monza for carburado, a dificuldade será maior em encontrar o aparelho de CB para Monza carburado, o sensor de vazão e o chicote, embora esse último pode ser feito um novo. Agora, se colocar em um Jeep, não tenho informações se funcionará corretamente, devido as relações de câmbio serem muito diferentes, com relação ao motor acredito que deve funcionar.

Abs,

Carlos Freire
Vlw Carlos pelas informações.
no meu caso era pra por no jeep mesmo. eu estava pensando em tipo, colocar um tanque todo, fazer uma média e ver como fica e depois ir calibrando pra bater as informações. nao sei se vai dar certo, mas vou ver se encontro as peças pra comprar.

Obrigado.
Abs.
jhsantana
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1248
Registrado em: 25 Set 2008, 20:04
Cidade: CONTAGEM
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por jhsantana »

alissonlino escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:alissonlino,

no caso do Monza há CB específico para Monza carburado, outro para Monza EFI e outro para Monza MPFI. Eles funcionam se colocados com aplicação errada entre eles, porém, os valores de consumo e autonomia não serão reais.

Se seu Monza for carburado, a dificuldade será maior em encontrar o aparelho de CB para Monza carburado, o sensor de vazão e o chicote, embora esse último pode ser feito um novo. Agora, se colocar em um Jeep, não tenho informações se funcionará corretamente, devido as relações de câmbio serem muito diferentes, com relação ao motor acredito que deve funcionar.

Abs,

Carlos Freire
Vlw Carlos pelas informações.
no meu caso era pra por no jeep mesmo. eu estava pensando em tipo, colocar um tanque todo, fazer uma média e ver como fica e depois ir calibrando pra bater as informações. nao sei se vai dar certo, mas vou ver se encontro as peças pra comprar.

Obrigado.
Abs.
Provavelmente não deve funcionar, pois a relações de marchas do Monza e Jeep são diferentes, sendo assim o sensor mandaria informação errada para o computador.
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 165
Registrado em: 22 Jun 2010, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por lobo2 »


Vlw Carlos pelas informações.
no meu caso era pra por no jeep mesmo. eu estava pensando em tipo, colocar um tanque todo, fazer uma média e ver como fica e depois ir calibrando pra bater as informações. nao sei se vai dar certo, mas vou ver se encontro as peças pra comprar.

Obrigado.
Abs.
Estava lendo sobre a sua adaptação e achei interessante. Mas... Deixa eu ver se entendi direito. Vc quer usar os sensores do monza carburado num computador de bordo fabricado ou usar os sensores e computador do monza no jeep?
Se for a primeira opção, acho que funciona e com um pouco de paciência é pra ficar bastante preciso. Já se prepare, achar o sensor de vazão é quase impossível mesmo e em bom estado costuma ser $$. Seria legal se alguém aqui no fórum tivesse as informações de como funciona esse sensor e achar alguma alternativa...
Imagem
alissonlino
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Ago 2010, 20:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Computador de Bordo

Mensagem não lida por alissonlino »

lobo2 escreveu:

Vlw Carlos pelas informações.
no meu caso era pra por no jeep mesmo. eu estava pensando em tipo, colocar um tanque todo, fazer uma média e ver como fica e depois ir calibrando pra bater as informações. nao sei se vai dar certo, mas vou ver se encontro as peças pra comprar.

Obrigado.
Abs.
Estava lendo sobre a sua adaptação e achei interessante. Mas... Deixa eu ver se entendi direito. Vc quer usar os sensores do monza carburado num computador de bordo fabricado ou usar os sensores e computador do monza no jeep?
Se for a primeira opção, acho que funciona e com um pouco de paciência é pra ficar bastante preciso. Já se prepare, achar o sensor de vazão é quase impossível mesmo e em bom estado costuma ser $$. Seria legal se alguém aqui no fórum tivesse as informações de como funciona esse sensor e achar alguma alternativa...

Entao lobo2. na verdade é a segunda opção.rsrs. é que é assim, como disse antes esse amigo meu montou um CB pra qq carro com injeção, ou seja, é montado do zero, então dependendo do jeito que vem cada informação ele faz o processamento. então ele marca consumo instantaneo, geral, autonomia, e muitas outras coisas, como vc pode por nas pastilhas de freio um sensor pra marcar igual em alguns carros, pode colocar pra saber se uma luz de ré está queimada e acusar nele. entao resumindo eu teria que ter um sensor que mostrasse a velocidade que o carro está andando e qual a vazão de combustivel, que dai acho q o restante ele faz, por isso queria saber mais ou menos como funciona esses sensores. sei que o santana quantum tem um esquema parecido com esse do monza, mas nao encontrei informações dele. espero que tenha entendido meu rolo.rs.

Qq outra informação que puder me passar eu agradeço.

Abs.
Alisson!!!
Responder